Como cultivar e aplicar adubo para Rosas do Deserto

Como cultivar e aplicar adubo para Rosa do Deserto

A Adenium Obesum conhecida popularmente como Rosa do Deserto é uma herbácea ornamental de lindo florido, que brota o ano inteiro de um caule grosso e retorcido em sua base, como se fosse uma pequena árvore. Suas flores tubulares têm cinco pétalas de cores vivas que desabrocham em exuberantes buquês nas extremidades de seus galhos.

A Rosa do Deserto tem sua origem no Oriente Médio e no continente africano. Mas, está cada vez mais presente em jardins belos e exóticos pelo Brasil afora. Seu habitat são climas mais quentes e secos, daí seu nome sugestivo. Mas, com os cuidados devidos, adapta-se muito bem ao clima tropical.

 

O cultivo da Rosa do Deserto

A Rosa do Deserto é uma suculenta que precisa ser plantada em um ponto ensolarado do jardim. Seu desenvolvimento exige pelo menos quatro horas diárias de sol para florescer.

O solo deve ser preparado com substrato drenável e leve, arenoso, que não permita o acúmulo de água. Uma boa composição para o substrato pode ser preparada na proporção de 50% de areia grossa de jardim, 20% de terra, 20% de casca de pinus, ou outra madeira triturada, e 10% de esterco seco. Não é que a Rosa do Deserto não goste de água, mas como outras suculentas, ela precisa de quantidades pequenas. O excesso de água em suas raízes pode matá-la. Assim, deve ser regada de forma moderada, sem deixar que o solo, ou o substrato seja encharcado.

Sua floração pode ser obtida em plantas jovens, podendo brotar em Adeniuns de apenas 15 a 20 centímetros de altura, a partir de um ano de idade. O florescimento mais abundante geralmente ocorre na primavera, podendo haver novas florações no verão e no outono se a planta estiver bem nutrida e exposta ao sol.

 

Adubo para Rosa do Deserto

Para um bom desenvolvimento da Rosa do Deserto, se faz necessário uma adubação com um bom fertilizante que reúna um bom equilíbrio entre os nutrientes minerais e compostos orgânicos para que possa formar um tronco forte e pronunciado e uma floração abundante e viva.

A Vita Garden desenvolveu um adubo especialmente para atender as necessidades nutricionais das mais variadas espécies e gêneros de Rosas do Deserto. O Vita Garden Rosas do Deserto é um fertilizante organomineral rico em compostos orgânicos naturais. Sua composição reúne de forma balanceada e equilibrada todos os macros e micronutrientes necessários ao desenvolvimento da Rosa do Deserto. É totalmente solúvel em água, garantindo a absorção rápida e eficaz dos nutrientes pelas folhas da planta. A aplicação pode ser feita via foliar, através de pulverização e via solo através de regas.

Além da capacidade altamente nutritiva, Vita Garden Rosas do Deserto possui também aminoácidos biologicamente ativos que contribuem fortemente para o bom desenvolvimento da planta. Também é repleto de micro-organismos benéficos que fortalecem a planta contra o ataque de pragas e doenças.

Para conhecer mais detalhes sobre o cultivo e a nutrição de Rosas do Deserto e outras plantas de seu jardim, fique ligado no Blog da Vita Garden.

 

Compartilhe este artigo
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    2
    Compartilhamentos