Como cuidar do seu jardim com adubo para flores

Poucas coisas na vida podem ser comparadas com a satisfação imensa de olhar para um jardim bem cuidado, carregado de flores lindas e perfumadas, e saber que é fruto de seu trabalho. Até porque, mesmo o canteiro assentado na terra mais fértil precisa de cuidados constantes para continuar belo e para que suas plantas sejam saudáveis e viçosas.

Repondo o estoque

Um solo fértil contém alguns nutrientes que favorecem o desenvolvimento de algumas culturas. De forma geral, nenhum solo contém todos os nutrientes, necessários para manter o jardim de nossos sonhos. Ou pelo menos, não da dosagem certa para cada tipo de flores que formos cultivar. E, os nutrientes que ali houverem serão consumidos durante o crescimento das plantas e precisam ser repostos.

Logo, adubar é repor o estoque de nutrientes que cada tipo de flor ou planta precisa para seu crescimento e floração. A fertilização também precisa observar a fase da vida em que se encontra a planta, uma vez que cada fase requer diferentes nutrientes e diferentes dosagens.

Boa parte dos adubos encontrados em lojas especializadas em jardinagem, ou em bricolagem, são sintéticos, conhecidos pela sigla NPK. São compostos por vários elementos categorizados como macronutrientes. A sigla deriva dos nomes dos três componentes mais importantes: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K).

Cada tipo de planta tem necessita ser adubada com nutrientes em doses específicas, pois o nitrogênio ajuda no crescimento das folhas, o fósforo fortalece as raízes e contribui para uma melhor absorção de água e nutrientes, e o potássio, por sua vez é importante na fase de floração.

Há também adubos puramente orgânicos preparados à base de húmus de minhoca, esterco de gado ou de aves, e ainda outros substratos que podem fornecer muitos nutrientes para as plantas do jardim. Além destes, é possível preparar adubos orgânicos em casa com técnicas como a compostagem, uma preparação de adubo com restos de alimentos, cascas de frutas, cascas de ovos, resultando em excelentes repositores de nutrientes e sais minerais para as plantas de jardim.

Adubo para flores organomineral

A Vita Garden desenvolveu um adubo para flores através de uma composição que equilibra os macros e os micronutrientes, especialmente preparado para o cultivo das flores. O Vita Garden Flores é um fertilizante organomineral que pode ser aplicado via foliar através de pulverização e via solo através de regas, sendo feito à base de pescados marinhos, extrato de algas, carapaças de crustáceos e melaço de cana-de-açúcar, constituindo-se um produto rico em compostos orgânicos naturais, além de fornecer os minerais necessários ao bom desenvolvimento das flores.

O Vita Garden Flores pode ser utilizado sendo diluído em água e sua aplicação feita por meio de um borrifador sobre as folhas das plantas. A absorção dos nutrientes se dá pelas folhas juntamente com a água, além da aplicação diretamente no solo. Em sua constituição, também há uma grande quantidade de micro-organismos benéficos que auxiliam no processo nutricional, fortalecendo as plantas contra o ataque de pragas e doenças.

A Vita Garden é uma empresa brasileira especializada na produção de fertilizantes organominerais que proporcionam soluções para a nutrição equilibrada de vários tipos de plantas, favorecendo o cultivo de um jardim ou canteiro com folhas viçosas e flores de um lindo colorido.

Para saber mais sobre a nutrição das plantas de seu jardim visite o blog da Vita Garden.

 

Compartilhe este artigo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •